quinta-feira, 30 de abril de 2015

Regras extras para Lasers & Feelings

Continuando a série de artigos sobre L&F hoje mostrarei algumas pequenas House Rules criadas pros jogos que mestrei neste sistema, admito não tê-las experimentado tão bem quanto deveria, mas acredito que mantiveram a simplicidade do jogo ao mesmo tempo que o torna mais estratégico nos combates, tirando muito do peso das decisões de cima de mim (Narrador) e pondo nas regras e fichas dos jogadores 

SENTIMENTO-LASER LIMITADO
Somente um dado em cada teste contará para o acerto do sentimento-laser, os outros contam o resultado como sucessos normais. O dado especial é determinado antes do lançamento.

PONTOS DE VIDA
Todo personagem começa com 3 a 5 Pontos de Vida (PVs) de acordo com o tipo de história, esses pontos são perdidos conforme sofre dano em combate e caso sejam zerados ele é derrotado com alguma consequência ruim decidida por quem causou o ultimo dano.

RECUPERAÇÃO
Personagens que terminem combates com pelo menos 1PV recuperam o restante após um pequeno descanso em segurança, caso fiquem com 0PVs a recuperação dependerá da consequência imposta, se está desmaiado, amaldiçoado, ferido, morto, etc.

COMBATE
Contra personagens do mestre somente os jogadores rolam, o contra ataque do inimigo atacado será de acordo com o resultado do teste do jogador seguindo a tabela abaixo.

0 Acertos: Erra a ação e é atacado pelo inimigo ou fica em desvantagem.
1 Acerto: Acerta a ação, mas também é atacado.
2 Acertos: Acerta a ação.
3 Acertos: Acerta a ação e causa +1 de dano ou fica em vantagem.

VANTAGEM E DESVANTAGEM
Dependendo do resultado do ataque você pode acabar em vantagem ou desvantagem, isso permanece até sua próxima ação. Personagens em vantagem podem rolar novamente um dado a sua escolha e ficar com o novo resultado, já um em desvantagem tem que rolar novamente o dado pedido pelo adversário, geralmente um sucesso, e ficar com o novo valor.

Dados re-rolados podem ativar sentimentos-laser no caso de Vantagens. (Se usado com a regra de limite o dado rolado deve ser o especial) E um personagem já em desvantagem/Vantagem não pode acumula a mesma caracteristica ou ambas ao mesmo tempo por qualquer razão, tendo que escolher a outra opção dada (levar ou causar dano)

INIMIGOS
Possuem de 1 a 10PVs e causam 1 ponto de dano quando atacam, alguns podem possuir habilidades especiais como dano extra, armaduras, destruir armas, etc.

EQUIPAMENTOS
Tipicamente não influenciam na contagem de dano ou defesa, porém equipamentos realmente especiais podem causar dano extra ou novos PVs, neste caso os primeiros a serem perdidos em combate, representando armaduras ou sistemas de defesa quaisquer.

Enfim, é isso o que eu criei até o momento, pra ser sincero eu mal usei algumas dessas regras, especialmente as de vantagens e desvantagens a qual pretendo implantar na próxima narrativa e não sei se o grupo gostará.

E você, já criou algo do tipo? Se sim comente o que fez e qual a reação do seu grupo e tornemos esse artigo um grande conjunto de house rules pra Lasers & Feelings!