domingo, 6 de setembro de 2015

RESENHA: Atualizaram o 3D&T Alpha!



De tempos em tempos a Editora Jambô aproveita-se das novas impressões físicas de seus títulos pra fazer algo bem legal: Erratas e atualizações.

É claro, não chegam a ser edições diferentes. A maioria das mudanças são resoluções de erros simples, inclusões de informações esquecidas e outros detalhes que atrapalhavam o sistema como um todo. Chegou (novamente) a vez do 3D&T e dessa vez o foco, além dos errinhos, foi no equilibrio de algumas regras que antes eram quase totalmente inúteis.

E isso é BEM legal, quando não gera mais problemas...

Caso ainda não tenham visto a própria Jambô já resumiu as mudanças desta versão então você não precisa caçá-las no livro, se quiser lê-las é só CLICAR AQUI

Pois bem, comecemos a destrinchar tais mudanças?

VANTAGENS ÚNICAS




De longe a melhor mudança foram os Licantropos. A versão antiga era terrível desde o início, com a chegada do MegaCity e uma raça igual só que melhor em tudo acabou de vez com os pobres lobisomens. Agora isso melhorou, ainda não são tão legais quanto os de MegaCity, mas estão viáveis.

Fora isso Fantasmas e Múmias estão mais baratos e fáceis de usar, seria interessante encontrar mais mesas com eles por ai.

VANTAGENS

Toque de Energia foi de longe a mudança mais drástica e útil no manual. Anteriormente um poder fraco e inútil agora ela rende um ótimo dano em área enquanto, por consequência ao grande poder, força o ignorado atributo Armadura a ser usado em jogo, muito bom! Vale lembrar que magias que emulavam o toque de energia também foram modificadas graças a isso, ou seja, os tanques agora podem causar dano, magos tem arsenais melhores e todo mundo saiu ganhando. (Menos o carinha frágil que bate corpo a corpo, esse ai ta com problemas.)

Poder Oculto agora pode se limitar a um único atributo quando comprado, porém dobrando seus efeitos. Resumindo se você aguentar 5 turnos sem levar dano enquanto carrega a habilidade recebe enormes +10 pontos na ficha, o que convenhamos não seria um problema, afinal é um longo tempo de espera, mas opa, tem KITs que te permitem usá-lo em um turno... CAOS!

De resto as mudanças foram bem vindas, membros extras que sempre foi uma vantagem mal feita agora ta bem barata (mas ainda mal feita, quer dizer, pra que obrigar a ter modelo especial e monstruoso? Estamos jogando 3D&T, nada impede de alguém com 4 braços ser o rei do carisma), familiares evoluem, ataques especiais estão definitivamente mais poderosos, etc.

MAGIAS

 (Ainda não chegou a vez dos magos da terra...)

Até o momento tenho nada pra reclamar disso, foi tudo muito bem vindo. Haviam magias tematicamente poderosas como soco de arsenal que eram simplesmente fracas demais, outras eram poderosas e muito baratas. Ainda há casos destes, mas a errata ajudou bastante a equilibrá-los.

Só fica a dica pra próxima errata de ignorar a necessidade de ter terra e pedras na maioria das magias elementais de terra. Esse já é o caminho com menos feitiços e os mais fracos do livro, limitá-los assim quando a escola de água, por exemplo, não precisa é simplesmente chutar um cachorro elemental da terra morto.

OUTRAS ERRATAS


AEEEE mudaram as escalas! Aquelas regras confusas que ninguém usava direito agora estão mais simples! Ainda não estão perfeitas e possuem certos bugs facilmente corrigíveis, mas com certeza ta melhor que antes. Eu mudaria alguns detalhes e tornaria seus usos mais divertidos, mas já é um avanço.


CONSIDERAÇÕES FINAIS E DOWNLOAD

As mudanças no geral foram boas, não é a versão nova que para mim o 3D&T merece, mas foram as mudanças que puderam ser feitas sem alterar demais o produto.

Para quem quiser comprar o manual atualizado fisicamente clique AQUI ou baixar gratuitamente seu PDF AQUI





(Auxiliar Faculdade, Trabalho, Amigos e Blog, como faço?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário